Bem... aqui vou mostrar desde o início até hoje... entre alegrias e desgostos, como qualquer obra.
Tudo começou com a compra do terreno em 2008, o primeiro sonho realizado, afinal estávamos "namorando" o local há meses.
Nesta última... o Léo plantando a primeira árvore no terreno... uma macieira de quase 2 metros retirada do jardim da casa dele... Bem, ela não foi pra frente, as formigas acabaram com ela. Mas ainda temos muitas plantas para levar pra lá!!!!
Ainda no ano de 2008, após inúmeros esboços definimos como seria a planta da casa e levamos para o engenheiro fazê-la e arrumar a documentação na prefeitura.
Em janeiro de 2009 já com o terreno limpo e aterrado a primeira "casinha" de ferramentas do pedreiro foi construída.
A fundação... alicerce.. em fevereiro de 2009, e a primeira dor de cabeça com o famoso concreto usinado que nunca chega na hora. Ah, teve também o bate-estaca, com esse não tive problemas, mas parecia um lodo só o terreno. Também neste mês pedimos a ligação da Água.
E as primeiras paredes começaram a surgir...
Em março de 2009 já podíamos ter noção da casa...
Aí começaram os problemas de roubo de material, resolvemos murar e colocar portão, porém mal sabíamos que não resolveria por muito tempo.
Em abril de 2009 pegamos uma bela promoção e compramos todas as janelas da casa. Estão guardadas em local seguro.
Em maio de 2009, a primeira laje... e mais uma empresa de concreto sem hora para chegar... e os pedreiros esperando, mas no final deu tudo certo e terminou com um churrasco quase à noite sem luz na casa e na rua... Também foi feita a estrutura da escada da sala.
E a escada já concretada:
A pintura do portão ficou por nossa conta, começamos mas até hoje não terminamos:
Paramos um pouco após essa fase em junho de 2009 para tomar fôlego na paciência e no bolso, afinal o dinheiro sai mais rápido do que entra. Em 2010 retornaríamos com a 2a. fase.
Em março de 2010 fechamos novo contrato com o mesmo pedreiro que não havia apresentado problema nenhum, ao contrário, era até bem independente... resolvia muitas coisas sozinho, pois nessa época o Léo estava trabalhando e estudando e eu trabalhando em outra cidade.
O início da 2a fase em abril de 2010, a suíte já podia ser vista... bem como o início dos demais cômodos do 1o andar.
Em maio a 2a laje... e pra variar outra empresa de concreto também atrasada... Olha o tamanho da casa, como o terraço já aparecendo
E os conduítes todos pendurados...
Ah, neste momento já tínhamos instalado o poste de eletricidade, pois seria necessário uso de guincho elétrico para ajudar a subir o concreto para enchar a laje... e como foi difícil conseguir alugar um guincho e conciliar com a data da entrega do concreto, foi uma maratorna e acabamos pagando pelo aluguel de uma semana, sendo que seria usado em apenas 1 dia.
Após muitos detalhes de reboco, encanamento e coisinhas mais... em outubro de 2010 a casa já estava assim... foi quando começaram os problemas com pedreiro... todo o serviço era para ser concluído em setembro e a casa pronta para receber gesso, piso e pintura, mas ainda havia muitos detalhes a serem terminados e cada dia que íamos até lá tinha uma pessoa diferente trabalhando ou não tinha ninguém... o mais engraçado é que o pagamento estava em dia, mas a obra não.
Ah, preste atenção na testeira do telhado... após instalada precisou ser trocada e mesmo assim com a nova testeira colocada o telhado precisou de reparos, pois ainda estava torto... como eu ouvi das pessoas: "Nossa aquela testeira está torta" e a madeireira não me entregava logo a nova. No fim tudo se resolveu, acabamos pagando duas testeiras, pois o pedreiro dizia que o problema era na madeira e a madeireira dizia que era o pedreiro... enfim, precisávamos de uma testeira nova....
Em dezembro de 2010 as cobranças com o pedreiro para entregar a obra continuaram... e cada dia era uma desculpa nova... e a nossa paciência se esgotando. Queríamos que ele terminasse logo, afinal já tínhamos pago tudo, faltava apenas a última parcela, e a obra atrasada 3 meses.
Olha o nosso terraço, tem uma vista maravilhosa... A escada é bem alta, mas vale a pena.
2011... era para começar a 3a e última fase, mas os "gatinhos" ainda estavam lá por fazer e nada do pedreiro terminar... eu já estava a ponto de mandá-lo embora, mesmo perdendo o dinheiro que pagamos, mas resolvemos dar mais um mês para ele terminar. A casa não mudou muito. Veja as fotos:
Mais um mês e nada do serviço ser concluído, as brigas com o pedreiro tornaram-se constantes e o cara de pau ainda queria que eu desse dinheiro a mais que o combinado no contrato por consideração a ele.
Ele chegou no nosso limite, dei só mais um mês para ele terminar e ainda descobri que o dinheiro que lhe adiantei não serviu para pagar os serventes... e que o sem vergonha estava comprando ferramentas no meu nome no depósito, pois sabia que eu pagava e só depois ia buscar as notas... safado!
Em março de 2011 ainda no clima de cobrança, ele colocou pedreiro para trabalhar em casa... e colocou os blocos de vidro na escada, que eu tanto esperava. Quando vi aquilo quase tive um troço, estavam tortos e mal colocados, liguei para ele ir lá na hora e ele teve a coragem de dizer que estava lá, sem saber que quem estava lá éramos eu e o Léo. Então disfarçou e em meia hora foi pra lá, mas já não adiantava muito, deu pra disfarçar, mas se olhar bem percebe-se que tem bloco torto.
Neste ponto já estávamos esgotados, ele nos disse que havia terminado o serviço, nós vimos que não, mas pagamos a última parcela e o mandamos embora. Parece que tirei um peso das costas. Porém lá estávamos nós sem pedreiro, com a casa cheia de problemas para resolver... Resolvemos parar pelo menos por uns dias e procurar novo pedreiro e gesseiro, já que isso podia ser feito.
A busca por pedreiro começou, mas oh raça difícil... os bons não têm tempo... e os enrolados, estão sobrando.
Consegui contratar um gesseiro indicado por uma amiga... ele começou o serviço em Abril de 2011. O interior da casa já mudou totalmente. Ficou tudo muito mais claro. Fora a sujeira, a casa ficou linda. Na sequência das fotos, a suíte, o corredor dos quartos e o último quarto por onde passa a escada do terraço, vamos aproveitar o espaço para fazer um armário embutido.
Em junho mais novidades. Continuamos cuidando de alguns detalhes. Devagar e sempre...